Era uma vez uma formiga, feliz e produtiva, que todos os dias chegava cedo ao seu trabalho. Passava o dia a trabalhar com alegria e até cantava, tal era a sua felicidade. Sendo feliz, o seu rendimento era excelente. Mas não dependia de um director de serviços.
O Vespão, presidente da empresa, considerou que a situação já não era suportável e criou um posto de director de serviços.
Recrutou a Joaninha, com muita experiência.
A primeira preocupação da Joaninha foi organizar os horários de entrada e saída da formiga, criar um serviço de gestão para o trabalho da formiga e ficheiros informáticos.
E rapidamente necessitou de uma secretária para a ajudar.
Recrutou uma Aranha, que organizou um sistema de classificação, sendo ainda encarregue dos telefonemas.
Entretanto a formiga feliz e produtiva trabalhava, trabalhava, trabalhava!
O Vespão, presidente da firma, cada vez mais feliz, encomendou um estudo comparativo, com gráficos, de análises de tendências à Barata, e para isso, nomeou-a coordenadora.
A formiga, feliz e produtiva, começou a baixar o seu ritmo de trabalho, queixando-se que perdia muito tempo com toda a papelada que lhe era exigida.
O Vespão, presidente da firma, considerou que era tempo de tomar medidas.
Criou um posto de chefe de divisão para controlar a formiga, feliz e produtiva.
O posto foi atribuído à Cigarra.
A primeira decisão da cigarra foi mudar todo o mobiliário do seu escritório. Exigiu uma cadeira ergonómica e um novo computador.
A nova chefe de divisão, por sua vez, começou a sentir necessidade de ter um adjunto para preparar o plano estratégico e o orçamento para o novo serviço.
O tempo passava e a formiga começou a ficar menos feliz e sobretudo menos produtiva.
Cigarra achou necessário encomendar um estudo sobre o clima social na empresa.
O Vespão, presidente da empresa, ao examinar os gráficos do rendimento do serviço da formiga, feliz e produtiva, apercebeu-se que esta já não era tão rentável como antes.
Recrutou então os serviços de um prestigioso consultante, o Mocho, para fazer um diagnóstico da situação e encontrar soluções.
O Mocho esteve em comissão durante 3 meses na empresa, ao fim dos quais entregou um relatório ao Presidente.
O relatório concluía que havia funcionários a mais no serviço.
Perante tal facto o Vespão, presidente da firma, seguiu as recomendações e despediu a formiga.
Moral da história:
Evita seres uma formiga feliz e produtiva.
Mais vale ser incompetente e não servir para nada.
Os incompetentes não precisam de contrôle. Todos sabem que são incompetentes.
Se és produtivo, não mostres a ninguém que és feliz no teu trabalho, porque ninguém vai perdoar a tua felicidade.
Se teimas em ser a formiga, feliz e produtiva, cria a tua própria sociedade, assim não serás obrigado a alimentar o Vespão, a Joaninha, a Aranha, a Cigarra, o Mocho e a Barata.
A história é baseada em estudos científicos feitos por universitários que demonstraram que a maioria dos seres humanos tem tendência a transformar-se em carneiros.