29/01/2006

Todas as cíclicas

A DRE Algarve tem um resumo de todas as cíclicas. Os interessados devem consultar o respectivo site.

27/01/2006

17ª cíclica

Podem ser consultadas aqui.

Infelizmente não é possível apresentar as cíclicas 14, 15 e 16. O blog não dispõe de espaço próprio e os sites para os quais estavam dieccionados os links deixaram de fazer as actualizações. Agradeço a quem conheça links com essa informação que o comunique, de forma a actualizar as ligações.

18/01/2006

Prémios BLOPEs 2005

Os Prémios BL0PEs (um BLoPE é um BLOgue em Português ou Espanhol na área da Educação) pretendem divulgar e incentivar a utilização da importante ferramenta que é um blogue na área da Educação.

Pretendemos que estes prémios sejam uma marca de respeito, reconhecimento e homenagem ao trabalho que os educadores tiveram durante o ano, que as suas contribuições e esforços sejam mais reconhecidas pela comunidade.

Ou seja, o processo de entrega de prémios pretende ajudar a aumentar a importância dos blogues no campo da educação e ajudar a tornar esse excelente trabalho conhecido pela população em geral, bem como servir de mote de inspiração para o que é possível fazer com o poder dos EduBlogues por parte de alunos e educadores em geral.

Quer esteja no campo da educação ou tenha conhecimento de alguém que pense merece que o seu trabalho tenha reconhecimento, nomeio-os para os Prémios BLoPEs 2005, através deste blogue ou enviando um email para premios2005@blopes.com! Nesta primeira edição, cada pessoa pode nomear até 3 blogues por categoria.

Datas: Até Janeiro, será a altura de efectuar as nomeações e em Fevereiro, serão as votações para a eleição dos melhores em cada categoria, escolhidos através da selecção de um júri independente.

Em Março, haverá a votação para o Melhor do Ano 2005 entre os vencedores das diferentes categorias.

PARTICIPE!

E as categorias são:


* Melhor Blogue feito por uma escola
(utilização dos blogues no processo ensino aprendizagem)

* Melhor Blogue feito por um professor

* Postagem, recurso ou apresentação mais influente

* Melhor Blogue, serviço ou programa ao serviço da educação

* Melhor Blogue de Ciência/Cientista

* Melhor Blogue de uma biblioteca/bibliotecário

* Melhor Blogue de um museu/museólogo

* Melhor Blogue feito por uma criança

* Melhor Podcast


http://osblopes.blogspot.com/

16/01/2006

O pântano da contagem de tempo

  • Atenção colegas contratados com horário incompleto: algumas escolas não estão a contar o tempo de serviço como deviam.
  • É normal passarmos um mês ou mais desempregados antes de conseguirmos um horário nas cíclicas. Esse tempo em que estamos desempregados apenas é contado como tempo de serviço se até 31 de dezembro obtivermos uma colocação. Esse período sem actividade é, então, considerado para tempo de serviço pelo horário mais favorável ao docente: o que terminou a 31 de Agosto, ou o que se iniciou algures no primeiro período.
  • Ex.: A colega Escrava Isaura esteve colocada com 12 horas até 31 de Agosto. Passou Setembro e Outubro desempregada e foi colocada com 14 horas a 1 de Dezembro (esqueçamos o feriado para simplificar). Para efeito de concurso, o tempo de serviço a contar inclui Setembro e Outubro com o melhor dos dois horários, neste caso o de 14 horas.
  • Mas, se a nossa colega Escrava, por artes milagrosas cada vez mais raras, conseguir aumentar o seu horário, digamos para 17 horas, o que acontece? TODO O TEMPO DE SERVIÇO DESDE DIA 1 DE SETEMBRO DEVE SER CONTADO PELAS 17 HORAS. Aqui é que algumas escolas estão a prejudicar os professores pois não fazem isto. Estejam bem atentos e façam bem as contas. Um dia num horário de 6 horas representa pouco mas migalha é pão.
  • Outra questão, que até espantou os dirigentes do SPN quando lhes coloquei o problema, refere-se aos colegas que tem apenas horário no ensino secundário (O que acontece com todos os colegas do grupo 10ºB, por exemplo). Aconteceu-me ser colocado numa escola com horário de 13 horas e, chegado lá, ser confrontado com 11!!!!! Sim, ONZE. Porque suas excelências iluminadas acrescentaram às 11 horas lectivas as 2 de redução por se tratar de um horário exclusivamente secundário. (No estatuto da carreira que consultei não percebi se existe mesmo redução, ou se o horário em si mesmo é que muda, aspecto que tem relevância para o problema que estou a relatar.)
  • Disseram-me para estar descansado que o tempo de serviço (11h) era contado com base em 20 horas e não em 22, e que 13h num horário de 22h (Hipótese A) «é igual» a 11h num horário de 20h (Hipótese B). Seria, portanto, indiferente apresentar um horário ou outro a concurso!!!
  • Vou passar por alto a óbvia constatação de que nas listas do grupo 10ºB (o meu) só aparecerem horários com base 20, e portanto aquelas 13 serem entendidas por todos os candidatos como 13h/20h. Esqueçamos isso. O problema é ainda mais curioso.
  • Apesar de filósofo desavindo com a matemática à décadas esta proporção pareceu-me estranha. Fiz as contas e adivinhem a minha conclusão. A contagem do horário A é inferior à do horário B.
  • Façam as contas também e digam lá se não temos razão para reclamar destas fórmulas de contagem do tempo medievais. Receber um salário proporcional às horas que trabalhamos acho justo, mas o tempo de serviço não. Um professor é um professor. Não é apenas 1/2 professor ou 1/3 professor.
  • Estejam atentos porque o concurso está à porta. O tempo para matemáticas correctivas já é pouco.

11/01/2006

Concursos 2006/7

Já há ante-projecto, que na verdade parece ser o Projecto final. Convém ler muito atentamente...

Reintegrados

Segundo a DGRHE, os candidatos que foram excluídos do concurso por assinalarem apenas a alínea a) serão readmitidos.

A medida é polémica, pois quem o fez teve em conta o facto de isso coarctar as suas opções. Logo, por uma questão de justiça, deveriam esses candidatos poder refazer TODAS as suas opções? E que dizer da mudança das regras a meio do jogo?

Se alguns são beneficiados, muitos outros são prejudicados...

Cíclicas, take 15

Já há cíclicas...

08/01/2006

O que há de novo?

Muito, ou muito pouco. Decorrem "negociações" entre o ME e os sindicatos tendo sido apresentado um ante-projecto de lei.

31/12/2005

Receita de ano novo

...............

.....

Para você ganhar belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido

(mal vivido talvez ou sem sentido)

para você ganhar um ano

não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;

novo

até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior)

novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,

mas com ele se come, se passeia,

se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,

não precisa expedir nem receber mensagens

(planta recebe mensagens?

passa telegramas?)

......

Não precisa

fazer lista de boas intenções

para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependido

pelas besteiras consumidas

nem parvamente acreditar

que por decreto de esperança

a partir de janeiro as coisas mudem

e seja tudo claridade, recompensa,

justiça entre os homens e as nações,

liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,

direitos respeitados,

começando pelo direito augusto de viver.

......


Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

...

Vem aí um ano completamente novo, prontinho a estrear, prontinho a usar.

Que tenhas SAÚDE para o encher de AMOR … ALEGRIA … SONHO … MAGIA.

Usa-o bem para que tenhas um ano feliz.

:))))))) a todos

....

19/12/2005

quisera ...

18/12/2005

Links úteis

A pedido de várias famílias (literalmente!), cá ficam alguns links que podem ser úteis a todos os colegas:
Alguém detecta por aí algum tipo de "fúria legislativa"?

17/12/2005

reuniões

em:
http://www.escolaridades.blogspot.com/

12/12/2005

Vale a pena ler

Este site tem muita informação relevante. Publicado por f... no fórum Educare.

11/12/2005

Lá como cá ...

...
Laurent Lafforge nomeado no início de novembro (2005) para o "Haut Conseil de l'Education" demite-se no dia 21 do mesmo mês. Prestigiado matemático, professor permanente do l'Institut des Hautes Études Scientifiques, agraciado com diversas condecorações e prémios, pede a demissão, pressionado por M. Racine, presidente do HCE e por M. Seban, conselheiro do Presidente da Républica, para a Educação, em resultado da carta que lhes enviou sobre o estado da educação no país.
M. Racine considerou que "a violência apaixonada dos meus considerandos sobre o estado actual do nosso sistema educativo e sobre a responsabilidade das instâncias dirigentes da Educação Nacional, tornariam impossível um debate sereno no seio do HCE visando a construção de um consenso ou pelo menos de uma maioria sólida".
...
Nessa carta, Lafforgue afirma:
...
"(...) há já ano e meio que me interesso seriamente pelo estado da educação no nosso país - (...) - e cheguei à conclusão que o nosso sistema educativo público está a caminho da destruição total.
...
Esta destruição é o resultado de todas as políticas e de todas as reformas conduzidas por todos os governos desde o fim dos anos 60.
...
Estas politicas foram deliberadas, aprovadas, implementadas e impostas por todas as instâncias dirigentes da Educação Nacional, em especial pelos famosos experts da EN, o corpo de Inspectores (recrutado de entre os professores mais dóceis e mais submissos aos dogmas oficiais, (...) as direcções e corpo de formadores dos IUFM povoados pelos famosos didácticos e outros especialistas das chamadas ´ciências da educação` (...).
...
Estas politicas inspiraram-se numa ideologia que consiste em deixar de valorizar o saber atribuindo à escola a prioridade de outros papeis que não os de instrução e de transmissão do saber, crença imposta por teorias pedagógicas delirantes, o desprezo pelas coisas simples, o desprezo pelas aprendizagens fundamentais, a recusa de ensinamentos construídos, explícitos e progressivos, o desprezo pelo conhecimento de base aliado à imposição de conteúdos confusos e desmesuradamente ambiciosos, a doutrina do aluno como “centro do sistema” devendo “construir ele próprio os seus saberes”.
...
Esta ideologia conquistou igualmente as instâncias dirigentes dos sindicatos maioritários, começando pelo SGEN.
...
Toda esta gente tem, hoje, um único objectivo: declinar a sua responsabilidade e mascarar, por todos os meios, a realidade do desastre.
...
Não sei quais, de entre eles, (...) não participaram na loucura colectiva, nem quais os que participaram mas já deram conta das consequências dramáticas dos erros acumulados (…)"
...
Compreende-se a preocupação de M. Racine!!!...
Vale a pena ler os documentos completos em:
...

10/12/2005

Inspecção-Geral detecta excessiva mobilidade dos professores

Mais um estudo à medida das medidas supostamente autonomizadoras dos concursos dos professores. A ler com atenção, em conjunto com outras notícias. O cerco aperta!

08/12/2005

Nova proposta de Lei para os concursos

Consulte aqui.

Segundo a FENPROF,
* Os educadores de infância, os professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, dos Quadros de Escola, só podem concorrer de 3 em 3 anos;
* Os professores dos 1º e 2º Ciclos do ensino Básico e do Ensino Especial, dos Quadros de escola, só podem concorrer de 4 em 4 anos;
* As afectações nos QZP, excepto quando os lugares não se mantiverem vagos, serão pelos mesmos períodos de tempo;
* Os destacamentos para aproximação à área de residência familiar são eliminados;
* Os horários até 12 horas serão preenchidos por oferta de escola;
* Permite a recondução por 3 ou 4 anos dos docentes dos QZP nos estabelecimentos onde já estão afectos este ano.

04/12/2005

o aproveitamento ...

"Uns pensam assim:" .... "outros, infelizmente, assim:" ...

in http://www.confap.pt/desenv_noticias.php?ntid=449
..........
Porque será?!
Não será, simplesmente, porque um É PROFESSOR ... e o outro NÃO???!!!
..............

Não suba o sapateiro acima da chinela...

.........................

...........................

Já Apeles o dizia, e com toda a razão... mas neste país todos sabem de tudo.

Mais uma vez, Daniel Sampaio vem esgrimir armas em terra que não conhece. Terá este senhor, alguma vez na vida, vivenciado a escola real, com alunos reais, durante um período de tempo suficiente para apreender o contexto escolar e formar dele uma imagem que se coadune com a realidade vivida pelos professores? ... fazer extrapolações do estudo de casos clínicos partindo daí para uma generalização de conceitos não levará a um erro de diagnóstico? ... medicamentar a partir desse diagnóstico não irá conduzir a um "matar do doente"?
É isto que este sr tem feito continuamente, imiscuindo-se num assunto que não domina, falando de situações que não conhece, argumentando com frases ocas que revoltam a maioria dos professores ... no entanto tem acesso aos OCS e permite-se comentar o que lhe apetece...
Leiam o último texto publicado na revista xix e digam-me se nas escolas por onde andam, por onde andaram, algum professor escreveria o que lá está escrito como sendo correspondência entre dois professores ... que professor diria, neste "agora" "fiz greve para não dar nas vistas"! ... que professor diria outras "pérolas" que por lá se lêem? ... (o melhor mesmo é lerem o texto e dizer de vossa justiça...)
Enfim ... gostaria de ver a reacção deste sr e de outros, que se arvoram o direito de falar sobre o que não sabem, se um de nós começasse a publicar artigos sobre o processo que se deve usar no tratamento de um doente bipolar, ou sobre qualquer outro tema do âmbito da profissão de todos os que nos criticam...
............

01/12/2005

Três professores de Física recebem prémio Rómulo de Carvalho

A Sociedade Portuguesa de Física distingue sexta-feira três professores que se destacaram no ensino da Física com o prémio Rómulo de Carvalho, no valor de cinco mil euros.

Inserida no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Física, a iniciativa destina-se a "galardoar excelentes professores de Física do ensino básico e secundário".

Os prémios serão entregues sexta-feira, às 12:00, no edifício da Alfândega do Porto, aos docentes Alexandre José Costa Ferreira, da Escola Secundária de Loulé, Ana Carla Campos, da Escola Secundária D. Afonso Sanches, em Vila do Conde, e Regina dos Santos Sousa Gouveia, da Escola Secundária Carolina Michaelis, Porto.

O júri do galardão foi presidido por Manuel Fernandes Thomaz, professor jubilado da Universidade de Aveiro, e incluiu ainda Maria Odete Valente e Augusto Barroso, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A distinção tem o nome do professor, pedagogo, divulgador científico, historiador da ciência e da educação Rómulo de Carvalho, igualmente conhecido pela sua faceta de poeta, em que assinava com o pseudónimo António Gedeão.

29/11/2005

A coragem de exercer a condição de ser professor

..................
.........
Parabéns pelo exemplo e pela força que demonstram! Parabéns pela capacidade de luta! Parabéns por terem tomates para lutarem pela dignificação da profissão! Parabéns por serem capazes de se unir e ter força e coragem para tomar uma atitude que, apesar de lhes poder sair "cara", não hesitaram em levar para a frente.
....
Fossemos, todos, capazes de seguir este exemplo, e talvez conseguissemos dignificar a educação e a função de professor.
É necessário fazer compreender ao ME e aos EE que a nossa profissão não inclui a vertente de entertainer permanente, que não somos pau para toda a obra, a preço de saldo. Isto não é amesquinhar outras profissões que muito respeito, mas dizer que assim como não quero que os outros exerçam a minha profissão, não tenho nada que exercer as dos outros.
....
PS: Para manifestar apoio e solidariedade:
  • EB1/JI M.ª Luciana Seruca Rua Conde de Rio Maior 2770-037 Paço de Arcos;
  • Fax: 214425018 ;
  • E-mail: cristinammd@yahoo.com
    .......