30/08/2005

As listas

Dos cerca de 50 mil candidatos ao concurso de professores que não pertencem aos quadros do Ministério da Educação (ME), só 10.039 foram contratados, segundo as listas publicadas hoje na Internet, um dia antes do anunciado.

De acordo com as listas de colocação para necessidades não permanentes das escolas, publicadas hoje no sítio da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação e das Direcções Regionais de Educação, cerca de 40 mil candidatos não conseguiram qualquer colocação.

A estes candidatos, que não têm vínculo ao ME, resta agora a possibilidade de conseguirem dar aulas através das colocações cíclicas, que ocorrem ao longo do ano lectivo, substituindo professores que são requisitados ou ficam de baixa médica, por exemplo.

Além dos dez mil contratados, esta fase do concurso permitiu a colocação de 24.086 professores pertencentes a quadros de zona pedagógica (afectos não a uma escola mas a uma área educativa) e de 5300 docentes que viram aceite o seu pedido de destacamento para outro estabelecimento de ensino.

Relativamente a 2004, foram colocados mais 1500 docentes pertencentes aos quadros de zona, mas o número de destacamentos baixou para cerca de metade, devido à redução dos pedidos de mudança de escola por razões de doença.

Os cerca de 39 mil professores hoje colocados têm agora de se apresentar nas escolas em que irão leccionar no próximo ano lectivo até à próxima quinta-feira, dia em que arranca oficialmente o ano escolar. A fase de recurso estende-se por oito dias úteis, entre 31 de Agosto e 9 de Setembro, decorrendo tal como até aqui por via exclusivamente electrónica.

Na conferência de imprensa para fazer o ponto da situação do concurso, Valter Lemos assegurou que estão reunidas as condições para que o ano lectivo "arranque com toda a normalidade", entre os dias 12 e 16 de Setembro.

No próximo mês irá ter lugar a primeira colocação cíclica, um processo de contratação a prazo de docentes para efeitos de substituição de professores que não se apresentarem nas escolas ou tenham de se ausentar por razões de doença, por exemplo.

No âmbito deste processo, que vai decorrendo ao longo do ano lectivo, a tutela pode contratar, muitas vezes por um curto espaço de tempo, professores que não tenham obtido qualquer colocação nesta fase ou finalistas das escolas superiores de educação. No passado ano lectivo, foram contratados cerca de 16 mil professores no âmbito das colocações cíclicas

0 comentários: