Encontrei este pequeno texto de Miguel A. Zabalza (in Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola, 1987), que diz o seguinte:
"Os pais são outro elemento da situação que incide de maneira notável na aprendizagem e, em geral, em toda a dinâmica do processo escolar. Fox apresenta um modelo de aprendizagem em que se postula com absoluta claridade a incidência fundamental (constitui uma das 'variáveis críticas') do clima 'sócio-familiar' no processo de aprendizagem. A tese de Fox é a de que a aprendizagem se dá sempre que há um fundamento apropriado (isto é, que se cumprem as condições prévias de participação e interesse da criança no processo e de um clima sócio-familiar que aprecie adequadamente o processo e os conteúdos da aprendizagem) e que a escola o permita, facilite ou acelere (o que faz referência à competência docente do professor). Só a conjugação das três variáveis críticas (aluno-família-professor) torna possível a aprendizagem."
28/11/2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
A maioria dos pais acha que a educação dos seus filhos é exclusiva responsabilidade da escola. Aí reside parte do problema.
Seria ainda mais audaz: a totalidade do problema do sucesso escolar reside aí. Onde estão as acções de formação de pais? O que é que o tipo da A.P. fez para isso?
Aí sim, se calhar até punha a minha componente não lectiva a funcionar... E que tal um projecto desses na escola? Formação para Pais e Encarregados de Educação!
Enviar um comentário