02/09/2005

6000 desempregados a 31 de Agosto - quantos mais a 1 de Setembro?

Segundo um comunicado divulgado esta quinta-feira pelos Ministérios da Educação e Trabalho e Solidariedade Social, mais de metade dos cerca de 39.000 candidatos a professores que ficaram sem colocação «não tinham qualquer contrato com o Ministério da Educação no ano lectivo de 2004/2005».

Os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), referentes a Julho, indicam que 5.868 docentes estavam desempregados.

No entanto, fonte do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social admitiu à agência Lusa que o número pode aumentar em Setembro, depois da divulgação, segunda-feira, da lista de colocação de professores, que deixou de fora cerca de 40.000 candidatos.

Os Ministérios sublinham, no entanto, que «muitos milhares daqueles candidatos não têm qualificação profissional como professores», tendo sido admitidos por possuírem as habilitações necessárias para concorrer (formação superior).

«Muitos milhares de candidatos são licenciados com emprego, que se candidataram a uma nova carreira, não tendo ficado desempregados em resultado do concurso», ressalva o comunicado.

O documento conjunto adianta ainda que os licenciados inscritos nos Centros de Emprego demoram, em média, seis meses a encontrar um novo emprego, cerca de metade do tempo dos não licenciados.

0 comentários: