12/09/2005

As novidades do ano lectivo

O novo ano lectivo é marcado por várias novidades, sobretudo ao nível do primeiro ciclo, eleito como prioridade do Governo socialista na área da Educação.

A introdução do ensino do Inglês no 3 e 4 anos, que abrange quase 90 por cento dos alunos já a partir de Outubro, e o alargamento do horário de funcionamento das escolas até às 17:30, previsto para cerca de metade dos estabelecimentos de ensino, são duas das medidas mais importantes.

Também a vida profissional dos professores sofrerá alterações devido à reorganização do horário escolar, que fará com que os docentes passem mais tempo nas escolas, sobretudo em actividades extracurriculares.

Além disso, os professores vão deixar de poder acumular reduções horárias em função do desempenho de cargos pedagógicos com as decorrentes da idade e tempo de serviço, o que contribui igualmente para passarem mais horas nas escolas.

Ao longo do ano lectivo vão ser ainda introduzidas outras alterações, actualmente em negociação com os sindicatos, como a avaliação de desempenho para efeitos de progressão na carreira e as novas regras do concurso de colocação de professores.

Para os educadores de infância e professores do primeiro ciclo, estão também em causa as condições de aposentação, que o Governo quer fazer convergir com o regime geral da Administração Pública.

0 comentários: